Menu

Dicas para reformas






Dicas para reformar a casa sem dor de cabeça
 


Planejamento – Este é o primeiro procedimento a ser executado em uma reforma, já que a falta de planejamento acaba gerando um grande estresse e dívidas impensadas. Mudanças no decorrer da reforma atrasam, e muito, a entrega. A indecisão é a principal inimiga dos prazos. Daí a importância de ter um projeto maduro, bem alinhado e aprovado pelo cliente. Planejar muito bem a obra é a melhor forma para não estourar o orçamento e gastar mais do que o previsto. Confira as dicas:



O auxílio de um técnico no planejamento da reforma é indispensável para evitar imprevistos. O profissional deve desenvolver um plano bem definido, detalhando todas as etapas do processo, para garantir a entrega no prazo combinado. Ao fazer uma reforma, é preciso um planejamento financeiro, além de organizar uma lista dos materiais que deverão ser adquiridos.



Grande ou pequena, uma reforma sempre pode causar transtornos, tais como rompimento de dutos; interferência danosa no sistema elétrico e outras ainda mais sérias, cujo conserto, além de atrasar a conclusão da reforma, pode custar mais do que a própria obra prevista.



Outra dica é optar por uma reforma objetiva, sem muitos detalhes que dificultem a execução e comprometam o prazo. A ousadia pode estar presente, mas sempre em soluções rápidas, como nos revestimentos;



Mesmo quem não tem condições financeiras para contratar um técnico não deve se esquecer de medir o espaço disponível da residência. É preciso tomar uma casa acabada como referência para minimizar as chances de erros. Quando não há planejamento, a reforma começa sem o morador ter uma expectativa de quando ela vai acabar e então a obra não termina nunca.



A minha sugestão é que o interessado na reforma vá a uma residência com um banheiro parecido com o de sua casa para medir a profundidade e altura da pia, por exemplo. A distância da porta dos armários também deve ser avaliada para que não atrapalhe a passagem.



Além de não ser nada agradável morar em uma casa que está em obras, com materiais de construção e, principalmente, os acabamentos são itens caros. Portanto, é preciso planejar muito bem a reforma para não estourar o orçamento e ter que gastar mais paciência e dinheiro do que o previsto. 




Antes de definir quais reparos serão feitos, é essencial listar os gastos previstos, para assegurar que o projeto seja condizente com orçamento disponível e evitar paralisações nas obras por motivos financeiros;



Para não haver surpresas durante a obra, o projeto, orçamento e cronograma devem ser estabelecidos previamente. Fique de olho nas promoções e oportunidades para economizar na compra de material de construção, revestimento e até mobiliário. Os meses de janeiro e fevereiro costumam ser uma época propícia para encontrar descontos.





Compra de materiais – A oferta de materiais de construção é grande no mercado e a falta de conhecimento técnico pode fazer o idealizador da obra comprar gato por lebre. A Compra dos materiais de construção não deve ser feita pelo preço, mas sim pela necessidade.


 

De acordo com a profissional, algumas pessoas optam por materiais mais barato pensando que estão economizando, ou então compram o mais caro por achar que o preço denuncia uma melhor qualidade. Tanto um quanto o outro podem deixar o comprador no prejuízo. “Realizar a compra baseando-se somente no valor não é adequado”, reforça Anna.



A especialista lembra que nem sempre o que tem o preço mais alto é o mais apropriado para a reforma. “Pedras brancas são caras, mas não são indicadas para a pia da cozinha, já que elas podem ficar encardidas”, exemplifica.



Você pode fazer calcular a quantidade de materiais por metro quadrado que serão utilizados na sua reforma utilizando uma planilha do Excel apropriada clicando no botão abaixo:









Entulho – Um dos problemas de não deixar ninguém de confiança supervisionando uma obra é a sujeira que os trabalhadores podem deixar no local.



Em condomínios, se a pessoa que está providenciando a reforma ainda não mora no local e não checa se os empreiteiros deixaram o ambiente limpo, pode ser surpreendida por uma multa pelo descarte irregular de lixo. Há cidades cuja infração por entulho acima de 50 quilos é passível de multa.



Se tiver alguma dúvida, fique à vontade. Um abraço e até a próxima!